Regulamento do concurso

Estas regras regulam a participação no evento, Alerta Zika!

Alerta Zika! é um evento colaborativo para explorar o potencial dos dados e da tecnologia para melhorar as respostas ao Zika vírus. Durante esta expedição de dados serão explorados os fatores epidemiológicos, ambientais e sociais que explicam o avanço desta doença. Vamos tentar dar uma resposta ao desafio apresentado pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro que é se haverá um novo surto epidêmico no verão 2016/2017 no Rio de Janeiro.

Objetivo do anúncio

O Banco Interamericano de Desenvolvimento, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, a Pontificia Universidade Católica de Rio, a Secretaría Municipal de Saúde do Rio, e o Lab.rio convocam estudantes de Big Data para participar nesta expedição de dados para criar visualizações, indicadores e algoritmos de previsão para conhecer o risco atual e o potencial desta doença. Durante esta atividade, serão identificadas as fontes relevantes para o estudo dos dados de Zika; o conhecimento sobre o potencial de Big Data e a tecnologia para a vigilância epidemiológica será aumentado e as relações entre as universidades, governos e especialistas trabalhando em problemas de Zika serão reforçadas.

 Âmbito

Convida 80 alunos das universidades Fundação Getúlio Vargas e Pontifícia Universidade Católica do Rio para participar deste evento para enfrentar o desafio colocado pelo Ministério da Municipal de Saúde do Rio de saber a probabilidade de um novo surto no verão de 2016-2017 e identificar as áreas mais vulneráveis da cidade do Rio de Janeiro.

Os detalhes a seguir servem para orientar o participante na resolução de casos.

Critérios de participação

Os participantes devem seguir os seguintes critérios:.

  • Ser um estudante atual graduado ou de pós-graduação no Masters de Big Data ou de estudos relacionados com a ciência da informação em uma das universidades organizadoras.
  • Ser inscrito no site com os dados necessários. (Link)
  • Ser registrado em uma equipe onde você vai trabalhar, incluindo a descrição do projeto. (Hackdash)
  • Pertencer a um dos países membros (mutuários e não mutuários) do Banco Interamericano de Desenvolvimento e ter pelo menos 18 anos de idade quando a proposta ao concurso foi enviada.

Cronograma

O exercício é composto de 3 momentos distintos:

  1. Inscrição dos participantes: Participantes registar no evento através do seguinte link e descrever as suas capacidades técnicas.
  2. Registro de projeto: Participantes registram as suas ideias e equipas na plataforma Hackdash.
  3. Sessão exploratória (presencial): Participantes assistem ao evento com seus computadores pessoais e trabalharão em equipe para desenvolver seus projetos durante 36 horas. No final, um júri irá selecionar os melhores projetos e anunciar os prêmios.

Entregas

A entrega deste exercício serão visualizações interativas que mostram graficamente a solução para o desafio. As visualizações e os resultados dos algoritmos podem ser feitas em qualquer linguagem de computador ou plataforma.

Para que os projectos podem ser avaliados, os projetos devem ser entregues na plataforma Zika Alerta Hackdash (https://hackdash.org/dashboards/alertazika), incluindo as seguintes informações:

  • Explicação Hackdash em 600 palavras (máx.) do projeto
  • Os membros da equipe, incluindo o nome de um representante
  • URL de visualização e código fonte (GitHub)

Catálogo de dados (em desenvolvimento)

Esses conjuntos de dados estão disponíveis aos participantes através do repositório em GitHub.

Júri

  • Um painel de juízes irá selecionar o melhor projeto de acordo com os critérios listados abaixo. O painel de juízes será composto por especialistas do BID e representantes da Fundação Getulio Vargas, Universidade Pontifícia Católica e representantes dos parceiros do evento.
  • Para ser avaliados, os projetos devem ser incluídos e descritos na plataforma HackDash. As propostas do HackDash deve incluir: título do projeto, descrição (600 palavras, no máximo), os nomes dos membros, nome do representante, código URL para o repositório GitHub atualizado com a versão mais recente.
  • Cada equipe terá cinco minutos para fazer uma apresentação para o júri dos resultados obtidos.

Critérios para seleção do projeto vencedor

A seleção das entregas irá seguir os seguintes critérios:

    • Impacto. A análise revela pontos inovadores sobre o tema. Descreve com precisão uma realidade que foi previamente validada (1 a 2 pontos); Gera novas evidências que surpreendem os especialistas (3 a 5 pontos).
    • Profundidade de análise. A análise permite o reconhecimento da realidade atual. Explica o que aconteceu e porquê (1 a 2 pontos); Gera previsões ou recomendações (3 a 5 pontos).
    • Experiência de usuário. A visualização é atractiva e intuitiva para os usuários: apresenta gráficos estáticos (1 a 2 pontos); Apresenta gráficos interactivos (3 a 5 puntos).
    • O uso contínuo de fontes de dados abertas. Fontes de dados abertas são utilizadas através de um registro estático, como um CSV (1 a 2 pontos); A visualização processa informações em tempo real em outro servidor usando uma API (3 a 5 pontos).
    • Qualidade da apresentação oral. A mensagem é transmitida de forma clara e concisa considerando o limite de tempo (1 a 2 pontos). A apresentação é original e gera uma reacção positiva da audiência (3 a 5 pontos).

Prêmio

A equipe vencedora, seleccionada pelo júri, será convidada a apresentar os seus resultados durante o evento AULA BID, que será celebrado no Rio de Janeiro o 5 de Dezembro. AULA BID é um evento organizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, onde são apresentados os princípios desafios da região e a forma de cómo o BID está trabalhando para resolvê-los.

Além disso, um representante de cada uma das três equipes vencedoras será convidado para a sede do BID (Washington DC), a fim de apresentar o seu trabalho a outros especialistas e visitar as instalações. O BID reserva-se o direito final de decidir conceder ou negar se o prêmio para o representante do projeto, no caso em que haja dúvidas quanto à sua capacidade ou disponibilidade, dentro do orçamento fixado.

Promoção

O participante entende, reconhece e concorda que o Banco pode usar o seu nome, voz, aparência, imagem, fotografia e informações biográficas para fins de publicidade em qualquer meio de comunicação, sem necessidade de qualquer autorização e / ou pagamento adicional.

Prazos finais

  • O prazo para registrar uma equipe com seu nome e membros é sexta-feira, 02 de dezembro às 22:00h (hora local)
  • O prazo para enviar os projetos finais para a plataforma HackDash é sábado, 03 de dezembro às 17:30h (hora local)

Excepções

Os casos não abrangidos por estas regras devem ser resolvidos pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento.